Pesquisar neste blog

quarta-feira, 17 de março de 2010

Transcrição da Entrevista concedida por José Alberto Wenzel, pré-candidato ao Senado pelo PSDB do RS, à Rádio Gaúcha, no dia 17 de Março de 2010

André Machado: Esta semana, começamos a ouvir os pré-candidatos ao Senado aqui pelo Rio Grande do Sul. Ouvimos a Ana Amélia Lemos, Germano Rigotto e hoje é a vez de um dos pré-candidato pelo PSDB, José Alberto Wenzel.

Rosane de Oliveira: Bom dia, secretário Wenzel

José Alberto Wenzel: Bom dia, Rosane. Bom dia, André. Bom dia, Carolina. Eu quero aproveitar também e cumprimentar todos os gaúchos e gaúchas, de forma especial a Juventude do PSDB, o PSDB mulher, enfim a todo o PSDB do Rio Grande do Sul.

Rosane de Oliveira: Secretário Wenzel porque o senhor quer ser candidato ao Senado? O senhor sabe que a eleição de Senador é uma eleição mais difícil que a de deputado estadual que era inicialmente o seu projeto ou pelo menos o que o PSDB imaginava para o senhor.

José Alberto Wenzel: Olha, Rosane, eu quero ser primeiro representante de tudo aquilo que é legítimo do interesse de todos os gaúchos e gaúchas, mas de forma especial eu quero ser o representante, aquele que vai levar para todo o Brasil o projeto Yeda Crusius. Eu entendo que é um projeto exitoso, é um projeto que está revigorando o Estado do Rio Grande do Sul. Está colocando o nosso Estado em um novo patamar, de inovação, de visão de futuro, e eu entendo que isso é importante. Que tenha alguém lá determinado nesse sentido, que conhece o governo nas suas entranhas. Passei pela Casa Civil, estou na Secretária de Relações Institucionais, conheço a governadora Yeda Crusius, conheço o projeto e eu entendo que é uma oportunidade importante do PSDB se somando as demais lideranças levar essa proposta a todo Brasil.

André Machado: Como é que o senhor traduziria essa proposta, secretário? O que é o projeto Yeda e de que maneira ele chegaria ao Senado Federal?

José Alberto Wenzel: Primeiro é um projeto de busca de solução daqueles gargalos históricos do Rio Grande do Sul, o que é conhecido de todos. Mas não é só isso, é uma visão nova, inovadora no sentido de tecnologia de agregar valor a nossa planta produtiva, de recuperação do Estado. Mas não apenas na busca da recuperação em si, mas de preparação de um Estado novo para nossa juventude, para todas essas pessoas que vêm vindo pela frente. Inclusive aí vem uma questão importante, André. Eu entendo que nós temos problemas ainda muito graves a serem resolvidos, que já estão tendo um encaminhamento, mas há de se resolver de uma forma muito mais abrangente, que é a questão, por exemplo, do saneamento básico. Nós temos hoje só 14% do nosso esgoto sanitário tratado. Quer dizer, são essas coisas juntas com outras questões que nos motivam de forma especial. Essa questão do Pacto Federativo, crédito de ICMS, quer dizer existe uma gama imensa de coisas a serem feitas em nível nacional. Eu entendo que o Rio Grande do Sul, por sua vez, tem uma vitrine imensa a mostrar e coisas boas para todo o país. Então, eu me proponho dessa forma a ser uma pessoa que se acrescenta às demais. Não estou aqui contra ninguém, nem A nem B nem C. Estou colocando o meu nome como um representante da governadora Yeda Crusius para o Senado e para isso eu preciso da vontade do povo, porque ninguém é candidato de si mesmo. Por isso que eu faço questão de realçar que esta tem que ser uma mobilização dos gaúchos, das gaúchas, do PSDB. O PSDB nunca teve senador gaúcho, então está na hora também de nós termos essa oportunidade.

Rosane de Oliveira: Secretário, para encerrarmos, como é que o PSDB vai definir o seu candidato, porque além do senhor, existem pelo menos outros dois pretendentes, o ex-deputado Adroaldo Streck e o ex-vice-governador Vicente Bogo. Existe possibilidade de uma disputa em convenção?

José Alberto Wenzel: São pessoas do maior valor e esse é o momento das pessoas se apresentarem. Eu entendo que isso é legítimo e é importante para o partido, o debate e isso mobiliza. Rosane, André e Carolina isso mobiliza e eu entendo que o debate é uma questão importantíssima. Então sempre se dizia que o PSDB não tinha raízes, que o PSDB era muito jovem e que o PSDB ainda não tinha condições de procurar um espaço maior. Mas hoje se a gente olhar a mobilização da juventude do PSDB, das mulheres do PSDB, de todas as pessoas do PSDB a gente vê que existe um movimento muito forte de crescimento, de entusiasmo e isso se reflete em um resultado exitoso, que eu tenho certeza que vai aparecer, já está aparecendo. Os prefeitos constantemente denominam a Governadora de amiga dos Prefeitos, por que isso? Por que ela está chegando nas comunidades, ela está chegando onde o povo mora, onde as pessoas residem, buscando solução para essas pessoas no seu cotidiano. Então, eu entendo que uma mobilização muito forte do Estado do Rio Grande do Sul, um debate muito grande, e ele também é interno, ele é dentro do partido e a escolha daquele nome que for melhor. Eu estou colocando meu nome como pré-candidato. Se não for eventualmente o escolhido, estarei em campanha por aquele que for o escolhido.



Um comentário:

  1. Boa tarde, secretário Wenzel, achei ótimas suas colocações, dizendo porque quer ser candidato a Senador. Parabéns.
    Edison Franco, sec. executivo do PSDB- Santa Rosa.

    ResponderExcluir

Seja Bem Vindo, agradecemos a sua opinião.

Comentários ofensivos ou que fujam do tema proposto podem ser apagados pelo blog.
Opiniões, mesmo que divergentes, são sempre bem vindas!
Opine, argumente, critique ou elogie.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...