Pesquisar neste blog

terça-feira, 16 de março de 2010

UTI PEDIÁTRICA E PRONTO SOCORRO REGIONAL

As grandes obras que marcaram a história da saúde em Santa Cruz do Sul sempre contaram com a participação decisiva da população. Foi assim com o Hospital Santa Cruz, o Ana Nery e, o Monte Alverne, entre outras iniciativas. A comunidade sempre soube se unir, desde os tempos dos “Krankenverein”, associações em que as pessoas se uniam para resolver seus problemas de saúde.

Recentemente, em 1997, a implantação da UTI pediátrica foi um claro exemplo desta realidade. Sonho acalentado por muita gente, especialmente pelos médicos pediatras – lembro o quanto meu irmão Roque Wenzel insistia nisso. A UTI passou a funcionar no Hospital Santa Cruz, gerenciado pelas irmãs franciscanas, em uma ala especialmente reformada para recebê-la. A unidade de oito leitos foi equipada com respiradores, monitores cardíacos, berços, eletrocardiógrafo, entre outros. Lembro como eram comuns as preocupações sobre a manutenção da unidade. Frases como “construir é fácil, quero ver manter!”, eram seguidamente ouvidas. A equipe primeira foi formada por sete médicos (Tatiana, Fátima, Marília, Eduardo, Maria Cristina, Suzana e Paulo) e uma equipe de enfermagem. Os recursos para instalação da UTI foram buscados através de campanhas junto à comunidade local e regional. Participaram empresas, entidades diversas, e a comunidade em geral. Foi uma mobilização comunitária emocionante. As pessoas doavam o que podiam e participavam de eventos para arrecadar fundos. No dia da inauguração, tudo estava pronto, coroando uma ampla e envolvente campanha comunitária.

Já avançamos muito na área da saúde. Temos uma rede instalada, desde a atenção básica à alta complexidade, como a Oncologia do Ana Nery. Temos um curso de medicina na Unisc e tantas outras iniciativas valorosas. Agora, estamos frente a um novo e grande desafio: implantar o Pronto Socorro Regional, através do Cisvale, o Consórcio Intermunicipal de Saúde, que congrega os municípios da região do nosso Vale. Saúde não se limita por meras fronteiras geográficas ou administrativas. A saúde é buscada onde esta se oferece como resolutiva e acolhedora. Assim como o primeiro paciente da UTI pediátrica foi uma menina transferida do Hospital dos Passos de Rio Pardo para o Hospital Santa Cruz, quem será o primeiro a receber tratamento e atenção no novo Pronto Socorro Regional? Pode ser qualquer um de nós. Assim como a UTI pediátrica já salvou e colaborou com a vida de muitas crianças, quem sabe, em breve, num esforço comunitário regional, estaremos salvando outras tantas vidas, para o bem de todos nós, especialmente de nossos descendentes. Isto tem custo? Claro que tem. Mas sempre menor que a vida.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja Bem Vindo, agradecemos a sua opinião.

Comentários ofensivos ou que fujam do tema proposto podem ser apagados pelo blog.
Opiniões, mesmo que divergentes, são sempre bem vindas!
Opine, argumente, critique ou elogie.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...