Pesquisar neste blog

quinta-feira, 22 de abril de 2010

Dia Mundial da Terra*

O que está acontecendo conosco, ou melhor, com a Terra, nesta data, 22 de abril, em que se comemora o seu dia? Do final de 2009 para o inicio de 2010, 68 pessoas morreram vítimas de enchentes e deslizamentos em São Paulo. No Reveillon, o desabamento de encostas provocou 50 mortes em Angra dos Reis (RJ). Com a queda da ponte em Agudo, no Centro do Estado, em janeiro, cinco pessoas faleceram, as quais se somaram a outras em Candelária e Fontoura Xavier. Há poucos dias 250 pessoas perderam as vidas soterradas no Rio de Janeiro. Os terremotos não deixaram por menos: em janeiro, cerca de 200 mil pessoas foram vitimadas no Haiti; em fevereiro, outras 486 tiveram fim trágico no Chile; e agora, centenas foram mortas por um terremoto na China. No RS, 721 decretos emergenciais foram emitidos pelas prefeituras em 2009, como consequência de estiagens e temporais.

Enquanto isso, traficantes da zona Leste de Porto Alegre recrutam crianças para avisar que a polícia está chegando. Famílias inteiras são dizimadas pela tragédia do trânsito, como a que vitimou pai, mãe e filha na Rota do Sol, no dia 13 deste mês. A violência sexual praticada por um pedófilo em Luziânia, Goiás, assassinando seis jovens, deixou todos estarrecidos. Em Santa Cruz do Sul, uma égua foi martirizada com a introdução de um porrete em sua genitália, aliando-se o fato aos tantos maus-tratos aos animais.

Haverá de se dizer que maus-tratos aos animais, tráfico, desastres de trânsito, terremotos, pedofilia e assassinatos sempre ocorreram e que esses se somam a inúmeros outros casos de violência. Acrescenta-se que há décadas essas tragédias ficavam restritas e conhecidas por poucas pessoas, pois os meios de comunicação não tinham o poder de difusão instantânea de hoje. Temos aqui uma meia verdade.

É inegável que há um acirramento no conflito atual. Atualmente as intempéries são mais frequentes e intensas e as relações entre as pessoas e destas com a natureza são mais belicosas. Igualmente observamos um crescimento do individualismo. Parece que é mais importante nossa relação virtual e distanciada do que a próxima e local. Somos todos filhos da mesma Terra e a nossa satisfação depende do conjunto das criaturas. Quando uma destas estiver mal, os demais também estarão em desarmonia. Como está, sofre a Terra, e por conseqüência todos nós. Quando entendermos que todos somos importantes e que nossa mãe Terra nos acalenta a todos, haverá uma nova relação coexistencial. Utopia? Quem sabe, mas condição essencial para a busca da felicidade de todos.

*José Alberto Wenzel, geólogo e ex-secretário de Relações Institucionais

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja Bem Vindo, agradecemos a sua opinião.

Comentários ofensivos ou que fujam do tema proposto podem ser apagados pelo blog.
Opiniões, mesmo que divergentes, são sempre bem vindas!
Opine, argumente, critique ou elogie.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...