RSC-471 está entre as principais obras, com um dos maiores picos de trabalho no momento
Com a capacidade de investimentos recuperada pelo ajuste das contas públicas, o Governo do Estado assegura, para 2010, recursos de R$ 1 bilhão para a pavimentação e recuperação de estradas. São aproximadamente 350 obras em andamento ou em processo de licitação, muitas aguardadas há décadas pela população. Além de aumentar a segurança das pessoas no tráfego e reduzir custos no transporte de cargas, as obras são necessárias para dar suporte ao crescimento da economia do Estado, com reflexos diretos na competitividade dos produtos gaúchos nos mercados brasileiro e internacional.
De acordo com o Sindicato da Indústria da Construção de Estradas, Pavimentação e Obras de Terraplanagem em Geral do Estado do Rio Grande do Sul (Sicepot), é o maior nível de investimentos no setor rodoviário da história do Estado. Segundo o presidente da entidade, Athos Cordeiro, o setor emprega diretamente 15 mil trabalhadores - 5 mil a mais em relação a 2008 -, e a tendência é chegar a 20 mil no final do ano. "Estamos contentes com a atuação do Governo, que tem feito obras e paga em dia. Nossa única preocupação é com a perpetuação desse cenário para os próximos anos, para que os investimentos não parem", afirma o presidente.
Entre as principais obras, e com um dos maiores picos de trabalho no momento, está a RSC-471, que é o mais importante eixo para a ligação entre o Norte e o Planalto Médio ao Porto do Rio Grande, encurtando o percurso em 100 quilômetros até o Sul do Estado. Outra obra estratégica às atividades econômicas, além da segurança dos usuários, é duplicação da ERS-734, entre Rio Grande e Cassino. Na região Central, o Governo inícia asfaltamento na RSC-392, entre Tupanciretã e Santa Tecla, esperado havia seis décadas. A rodovia é mais uma alternativa de ligação entre as regiões Noroeste, Central e Fronteira Oeste, e crucial para o escoamento da produção de trigo e soja da região.
Na Região Metropolitana, a duplicação da ERS-118, que também se encontra em seu pico de obras, envolvendo os municípios de Sapucaia do Sul, Esteio, Cachoeirinha, Gravataí, Alvorada e Viamão, vai melhorar as condições de trafegabilidade e ampliar o acesso à produção local. Para dotar os municípios de ao menos uma ligação asfáltica à malha rodoviária estadual, os chamados acessos municipais, aproximadamente cem trechos estão com obras em andamento ou com contratos em repactuação pelo Daer. No programa turístico, um dos empreendimentos mais relevantes é o acesso ao Parque do Itaimbezinho, nos Aparados da Serra, além do trecho entre Cambará do Sul e São José dos Ausentes.
Texto: Cristina Lac Roehe - Palácio Piratini
Foto: Itamar Aguiar - Palácio Piratini
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