Pesquisar neste blog

domingo, 6 de junho de 2010

Wenzel conhece conseqüências do vazamento de óleo no Golfo do México

José Alberto Wenzel, está visitando a Região do Golfo do México nos Estados Unidos desde o dia 05 de Junho. Na região ocorreu a explosão na plataforma da British Petroleum (BP) o que desde o dia 21 de abril vem provocando vazamento de óleo no que já é considerado o maior desastre ambiental do EUA, estimasse que o vazamento libere entre 12 mil e 19 mil barris diários de petróleo no Golfo do México, a mancha de petróleo já se espalha por mais de 320 km ao redor do duto que vem provocando o vazamento.

O Assessor do gabinete da Governadora e Geólogo do quadro da Fepam viajou até a região para conhecer a realidade e as conseqüências ambientais, sociais e econômicas que um desastre desse tipo acarreta para uma região. “No Rio Grande do Sul temos refinarias, pólo petroquímico, oleodutos e sempre estamos sujeitos a acidentes, então temos de estar preparados, saber como agir e conhecer a realidade de quem já passou por desastres como esse. Então estarmos preparados é a nossa obrigação enquanto governo” afirmou Wenzel.

Wenzel, que chegou a região afetada no dia internacional do meio ambiente, dividiu sua incursão em duas partes, primeiro visitou famílias afetadas pelo desastre, como a família de Willian Wapignay, pescadores de caranguejos e siris que vivem na região de Houma, a 100 km de Nova Orleans. A família relata que desde o acidente os caranguejos e siris estão desaparecendo da região, eles acreditam que a causa desse desaparecimento seja o acidente da BP e estudam entrar com pedido de indenização no governo. “As conseqüências são gigantes, além do prejuízo ao meio ambiente, as famílias são atingidas, a economia local é atingida, é uma realidade muito triste e angustiante”, relatou Wenzel

Amanhã, dia 07, Wenzel irá se dirigir para a região de Venice, em torno de 130 km de Nova Orleans, no local Wenzel pretende avaliar os danos ambientais e estudar como os trabalhos de contenção do óleo e de minimização do dano ambiental estão sendo conduzidos na região que tem algumas semelhanças com o delta do Rio Guaíba e o Sistema de Laguna chamado Mar de Dentro, “É uma realidade semelhante à nossa. Por isso, pretendo estudar os efeitos do desastre para ter uma noção de como seria um acidente desse tipo no Estado”, explicou.

A plataforma que explodiu causando o acidente, fica a 84 km do porto de Venice, o que transformou a cidade em um grande centro de operações.





2 comentários:

Seja Bem Vindo, agradecemos a sua opinião.

Comentários ofensivos ou que fujam do tema proposto podem ser apagados pelo blog.
Opiniões, mesmo que divergentes, são sempre bem vindas!
Opine, argumente, critique ou elogie.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...