Pesquisar neste blog

quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Fronteiras do Pensamento

O Fronteiras do Pensamento desta semana foi com CARLO GINZBURG – Historiador e antropólogo italiano

Historiador e antropólogo italiano, nascido em 1939, conhecido como um dos pioneiros no estudo da micro-história. Estudou na Escola Normal Superior de Pisa, Itália, e em seguida no Instituto Warburg, Londres. Ensinou história moderna na Itália, na Universidade de Bolonha, e nos Estados Unidos, nas universidades Harvard, Yale, Califórnia – UCLA e de Princeton.

Desde 2006, é catedrático de História Cultural Europeia na Escola Normal Superior de Pisa. Com uma abordagem sofisticada e minuciosa, a história cultural tal como concebida por GINZBURG se interessa pelo detalhe e pelo contexto, pelas micro e pelas macroquestões articuladas. Decifração de indícios, ciência do particular, a história cultural se move em terreno acidentado e misterioso em seus livros O Fio e os Rastros – Verdadeiro, Falso, Fictício (Cia. das Letras, 2007), Olhos de Madeira: Nove Reflexões Sobre a Distância (Cia. das Letras, 2001) e O queijo e os vermes (Cia. das Letras, 2000).


Um comentário:

  1. Caro Wenzel,no twitter o Sr. escreveu sol e esperança.Esperança no quê? num mundo melhor...sem balas perdidas,sem crianças sofrendo abuso sexual,sem mulheres sendo espancadas por animais que um dia amaram....se é isso,tbém quero ter esperança,e muita...

    ResponderExcluir

Seja Bem Vindo, agradecemos a sua opinião.

Comentários ofensivos ou que fujam do tema proposto podem ser apagados pelo blog.
Opiniões, mesmo que divergentes, são sempre bem vindas!
Opine, argumente, critique ou elogie.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...