Pesquisar neste blog

quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

O jacarandá e a ponte

JOSE ALBERTO WENZEL

Há um ano, aos 19 dias de janeiro, um jacarandá da Praça da Matriz de Porto Alegre veio ao chão, esparramando troncos e galhos em profusão não adivinhada por quem distraidamente o tivesse contemplado pelos anos afora. Neste mesmo ano, também nos primeiros dias de janeiro, caiu a ponte na RSC 287, sobre o rio Jacuí, entre Agudo e Restinga Seca. O rio em sua torrente, subitamente avolumada, engoliu a massa de concreto, ferro e asfalto, levando consigo cinco vidas humanas, além de lavouras e tantas outras instalações.

Passado o ano, foi erguida uma nova ponte, executada em tempo recorde, constituindo-se em um feito digno de reconhecimento e de retrospectiva visível, atestado abonador da engenhosidade humana. Já o jacarandá permanece em sua condição de mazela. Seu cerne devassado, preenchido por outra massa de restos de construção, amargura o mesmo ferro retorcido, agora dobrado no concreto desprezado.

Tanto se fez e se promoveu neste ano recém-findo, enquanto ao jacarandá se lhe prolongou a agonia. Se pródigos em grandes, meritórias e indispensáveis feitos, permanecemos parcos em reconhecer o valor da sombra, da beleza, da absorção de gases e ruídos, da percolação das águas, do abrigo e ninho da biodiversidade, da oxigenação do ar, que uma árvore graciosamente nos oferta, energizada pela fotossíntese solar.

O vazio da praça, por outro lado, nos cochicha para algo que estamos perdendo: a vida natural, mesmo que incrustada nas frestas urbanas. Por mais que avancemos em tecnologia e bem-estar, não haverá árvore de plástico e metal que nos impedirá da morte, que esta não é artificial, é naturalíssima. Morte, que nos advirá, inexorável, mesmo que retardada ao máximo, como chegou ao marginalizado jacarandá da Praça da Matriz. Talvez o tempo não nos permita construir pontes do artificial ao natural.

geólogo da Fepam


Artigo Publicado no jornal Correio do Povo - ANO 116 Nº 111 - PORTO ALEGRE, QUARTA-FEIRA, 19 DE JANEIRO DE 2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja Bem Vindo, agradecemos a sua opinião.

Comentários ofensivos ou que fujam do tema proposto podem ser apagados pelo blog.
Opiniões, mesmo que divergentes, são sempre bem vindas!
Opine, argumente, critique ou elogie.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...