No dia 22 de março, Dia Mundial da Água, o geólogo e secretário de Estado de Relações Institucionais, José Alberto Wenzel, lançou o seu novo livro Pampa Verde – Ecologia: ruptura, método e síntese. A obra, publicada pela Editora Padre Réus, teve a sessão de autógrafos na própria Livraria, na rua Duque de Caxias, 805, no Centro de Porto Alegre, até às 20 horas. Ao todo passaram pela sessão de autógrafos aproximadamente 300 pessoas e mais de 200 livros foram vendidos.
Na ocasião, estiveram presentes vários secretários de Estado, como o secretário do Meio Ambiente, Berfran Rosado, de Administração, Elói Guimarães, de Cultura, Mônica Leal, da Secretaria Geral de Governo, Ana Pellini, e do Chefe da Casa Militar, Cel. Marco Antonio Quevedo, os deputados estaduais Adilson Troca e Arnaldo Kney, o professor Carlos Crusius, lideranças do PSDB, representantes de estatais, presidentes de entidades, executivos de empresas, familiares e amigos. O lançamento contou também com as presenças especiais do arcebispo de Porto Alegre, Dom Dadeus Grings e do Bispo de Bagé, Dom Gílio Felício.
Em Pampa Verde, o autor critica a forma utilizada atualmente na prática do desenvolvimento sustentado, que engessa o meio ambiente, e identifica duas situações ainda não atendidas pela luta ecológica: a falta de um método e de uma síntese ambiental.
Frente ao fracasso da COP-15, Wenzel aponta experiências gaúchas, como o cooperativismo, reduções missioneiras, Sistema Integrado de Gestão Ambiental (Siga), a regionalização via Conselhos Regionais de Desenvolvimento (Coredes) como caminhos sistêmicos. Ao mesmo tempo, o autor propõe um método a partir das relações que acontecem através das membranas celulares/minerais e psíquicas.
O interesse do autor na questão ambiental e nas letras não é de hoje. José Alberto Wenzel já possui outras duas obras publicadas, também na área ambiental: Ecologia Real ou Utopia Ambiental?, de 2005, e Migalha Inteira, de 2007. O secretário de Estado também possui o blog http://www.esferaambiental.blogspot.com, onde divulga suas ideias sobre o tema, provoca discussões que venham em benefício do planeta e, principalmente, oferece um espaço a todos os interessados no assunto.
Fotos disponíves aqui
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seja Bem Vindo, agradecemos a sua opinião.
Comentários ofensivos ou que fujam do tema proposto podem ser apagados pelo blog.
Opiniões, mesmo que divergentes, são sempre bem vindas!
Opine, argumente, critique ou elogie.