Pesquisar neste blog

quinta-feira, 3 de junho de 2010

Wenzel vai à Louisiana em missão oficial

Um santa-cruzense deve embarcar amanhã rumo ao cenário de um dos maiores desastres ambientais da humanidade. Geólogo da Fepam, José Alberto Wenzel parte em missão oficial para a Louisiana, Estado norte-americano que deverá ser o mais afetado pelo vazamento de petróleo no Golfo do México. O ex-prefeito de Santa Cruz do Sul pretende observar os estragos causados pela catástrofe e as tentativas de amenizá-los, para depois voltar com medidas de prevenção a serem aplicadas em território gaúcho.
Estima-se que entre 444 mil e 703 mil barris de petróleo já tenham vazado desde 21 de abril, quando ocorreu a explosão na plataforma da British Petroleum (BP). No último fim de semana, a companhia anunciou ter falhado a tentativa de depositar uma mistura de cimento e lama no local do vazamento. A BP aposta agora em um reparo com emprego de submarinos robôs. As maiores dificuldades ficam por conta da profundidade de 1,5 mil metros onde ocorrem as operações.
Enquanto o vazamento não é contido, o governo norte-americano se concentra em tentar amenizar os impactos ambientais. Quilômetros e mais quilômetros de barreiras de contenção foram colocados nos arredores da área do vazamento. A costa do golfo é considerada rica em espécies e é para lá que Wenzel vai.
O geólogo conta que pretende circular pelos mangues e pântanos do delta do Rio Mississippi, junto ao município de Nova Orleans. Ele compara o Mississippi com o Rio Guaíba, repleto de afluentes e canais. “É uma realidade semelhante à nossa. Por isso, pretendo estudar os efeitos do desastre para ter uma noção de como seria um acidente desse tipo no Estado”, explica.
Wenzel sabe que não há plataformas na costa gaúcha, mas lembra que sempre existe a possibilidade de vazamentos de petroleiros. Além disso, em caso de algum problema com as plataformas a serem construídas sobre a camada do pré-sal, as correntes marinhas poderiam trazer petróleo do Rio de Janeiro para o Sul. “Medidas preventivas são necessárias e, para tanto, espero obter uma boa gama de conhecimentos”, comenta.
Ex-secretário estadual de Relações Institucionais, Wenzel também exerce, atualmente, função de assessor do gabinete da governadora Yeda Crusius. Concursado da Fepam, já atuou como geólogo da Petrobras em terra e mar. Ele obteve ontem o visto especial para ingressar nos Estados Unidos em missão, representando o Estado. O santa-cruzense pisa em território americano justamente em uma época considerada propícia para ocorrência de furacões na Louisiana, fenômenos que também poderão agravar o desastre ambiental.

E a política?

Pré-candidato tucano a deputado federal, Wenzel não acredita que o período em solo americano possa atrapalhar seus preparativos para a campanha, mesmo sendo este o mês das convenções partidárias. “Pelo contrário. Minha bandeira é justamente a do meio ambiente”, comenta. Além disso, o geólogo deve embarcar de volta já no dia 10 de junho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja Bem Vindo, agradecemos a sua opinião.

Comentários ofensivos ou que fujam do tema proposto podem ser apagados pelo blog.
Opiniões, mesmo que divergentes, são sempre bem vindas!
Opine, argumente, critique ou elogie.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...