Pesquisar neste blog

terça-feira, 27 de abril de 2010

Wenzel destaca que, com a duplicação da RSC-287, o Vale do Rio Pardo será o coração do Rio Grande


A comitiva formada por lideranças do Vale do Rio Pardo recebeu uma ótima notícia ontem na reunião agendada pelo assessor do Gabinete da Governadora, José Alberto Wenzel, junto ao Departamento Autônomo de Estradas e Rodagens (Daer), em Porto Alegre. O diretor-geral da instituição, Vicente Britto Pereira, informou que o Governo do Estado irá abrir licitação para a realização de um estudo técnico sobre a duplicação da RSC-287, de Candelária a Venâncio Aires. A divulgação do estudo foi aplaudida por todos da comitiva que estava representada por prefeitos da Região, deputados estadual e federal, e de instituições de Santa Cruz do Sul e daquela área do RS.

Conforme Pereira, a reivindicação do Vale do Rio Pardo é mais do que justa, já que o departamento reconhece que o tráfego na via é muito intenso e a sua duplicação é a solução mais viável. “Esse estudo possibilitará que saibamos o valor que deverá ser aplicado e em quanto tempo poderemos ter a obra concluída”, afirmou.

Já o assessor do Governo do Estado, José Alberto Wenzel, destacou que esse é mais um investimento que vem a agregar à RSC-471, que será concluída este ano. “Nosso Vale do Rio Pardo, com mais essa obra, será o coração do Estado, ou seja, por onde todo o Estado vai passar, e isso trará muito desenvolvimento e investimentos para a Região”, enfatizou Wenzel.

quinta-feira, 22 de abril de 2010

Dia da Terra

Hoje é um dia muito especial. Todos nós, criaturas de todas as espécies, somos filhos da mãe Terra.

Dia Mundial da Terra*

O que está acontecendo conosco, ou melhor, com a Terra, nesta data, 22 de abril, em que se comemora o seu dia? Do final de 2009 para o inicio de 2010, 68 pessoas morreram vítimas de enchentes e deslizamentos em São Paulo. No Reveillon, o desabamento de encostas provocou 50 mortes em Angra dos Reis (RJ). Com a queda da ponte em Agudo, no Centro do Estado, em janeiro, cinco pessoas faleceram, as quais se somaram a outras em Candelária e Fontoura Xavier. Há poucos dias 250 pessoas perderam as vidas soterradas no Rio de Janeiro. Os terremotos não deixaram por menos: em janeiro, cerca de 200 mil pessoas foram vitimadas no Haiti; em fevereiro, outras 486 tiveram fim trágico no Chile; e agora, centenas foram mortas por um terremoto na China. No RS, 721 decretos emergenciais foram emitidos pelas prefeituras em 2009, como consequência de estiagens e temporais.

Enquanto isso, traficantes da zona Leste de Porto Alegre recrutam crianças para avisar que a polícia está chegando. Famílias inteiras são dizimadas pela tragédia do trânsito, como a que vitimou pai, mãe e filha na Rota do Sol, no dia 13 deste mês. A violência sexual praticada por um pedófilo em Luziânia, Goiás, assassinando seis jovens, deixou todos estarrecidos. Em Santa Cruz do Sul, uma égua foi martirizada com a introdução de um porrete em sua genitália, aliando-se o fato aos tantos maus-tratos aos animais.

Haverá de se dizer que maus-tratos aos animais, tráfico, desastres de trânsito, terremotos, pedofilia e assassinatos sempre ocorreram e que esses se somam a inúmeros outros casos de violência. Acrescenta-se que há décadas essas tragédias ficavam restritas e conhecidas por poucas pessoas, pois os meios de comunicação não tinham o poder de difusão instantânea de hoje. Temos aqui uma meia verdade.

É inegável que há um acirramento no conflito atual. Atualmente as intempéries são mais frequentes e intensas e as relações entre as pessoas e destas com a natureza são mais belicosas. Igualmente observamos um crescimento do individualismo. Parece que é mais importante nossa relação virtual e distanciada do que a próxima e local. Somos todos filhos da mesma Terra e a nossa satisfação depende do conjunto das criaturas. Quando uma destas estiver mal, os demais também estarão em desarmonia. Como está, sofre a Terra, e por conseqüência todos nós. Quando entendermos que todos somos importantes e que nossa mãe Terra nos acalenta a todos, haverá uma nova relação coexistencial. Utopia? Quem sabe, mas condição essencial para a busca da felicidade de todos.

*José Alberto Wenzel, geólogo e ex-secretário de Relações Institucionais

22 de Abril - Dia Mundial da Terra

Hoje é dia mundial da Terra. Esse dia tem por finalidade criar uma consciência comum aos problemas da contaminação, conservação da biodiversidade e outras preocupações ambientais para proteger a Terra.

A primeira manifestação teve lugar em 22 de abril de 1970. Foi iniciada pelo senador Gaylord Nelson, ativista ambiental, para a criação de uma agenda ambiental. Para esta manifestação participaram duas mil universidades, dez mil escolas primárias e secundárias e centenas de comunidades. A pressão social teve seus sucessos e o governos dos Estados Unidos criaram a Agencia de Proteção Ambiental (Environmental Protection Agency) e uma série de leis destinadas à proteção do meio ambiente.

Em 1972 se celebrou a primeira conferência internacional sobre o meio ambiente: a Conferência de Estocolmo, cujo objetivo foi sensibilizar aos líderes mundiais sobre a magnitude dos problemas ambientais e que se instituíssem as políticas necessárias para erradicar-los.

- O Dia da Terra é uma festa que pertence ao povo e não está regulara por somente uma entidade ou organismo, tampouco está relacionado com reivindicações políticas, nacionais, religiosas ou ideológicas.

- O Dia da Terra refere-se à tomada de consciência dos recursos na naturais da Terra e seu manejo, à educação ambiental e à participação como cidadãos ambientalmente conscientes e responsáveis.

- No Dia da Terra todos estamos convidados a participar em atividades que promovam a saúde do nosso planeta, tanto a nível global como regional e local.

"A Terra é nossa casa e a casa de todos os seres vivos. A Terra mesma está viva. Somos partes de um universo em evolução. Somos membros de uma comunidade de vida independente com uma magnífica diversidade de formas de vida e culturas. Nos sentimos humildes ante a beleza da Terra e compartilhamos uma reverência pela vida e as fontes do nosso ser..."

Surgiu como um movimento universitário, o Dia da Terra se converteu em um importante acontecimento educativo e informativo. Os grupos ecologistas o utilizam como ocasião para avaliar os problemas do meio ambiente do planeta: a contaminação do ar, água e solos, a destruição de ecossistemas, centenas de milhares de plantas e espécies animais dizimadas, e o esgotamento de recursos não renováveis. Utiliza-se este dia também para insistir em soluções que permitam eliminar os efeitos negativos das atividades humanas. Estas soluções incluem a reciclagem de materiais manufaturados, preservação de recursos naturais como o petróleo e a energia, a proibição de utilizar produtos químicos danosos, o fim da destruição de habitats fundamentais como as florestas tropicais e a proteção de espécies ameaçadas. Por esta razão é o Dia da Terra
 

segunda-feira, 19 de abril de 2010

Dia do Índio: 19 de abril

A notícia avassaladora chegou aos Sete Povos, no ano de 1750: pelo Tratado de Madrid, a região das reduções jesuíticas deveria ficar com os portugueses. No prazo de um ano, os jesuítas deveriam deixar os aldeamentos e migrarem com 30 mil índios para as terras espanholas. Decisões distantes e insensíveis estavam determinando o fim de um modelo único. Haviam sido construídos templos magníficos. Pela primeira vez nas Américas fundia-se o ferro e o bronze, as artes prosperavam, havia abundância de alimento, os ervais se desenvolviam e nas estâncias missioneiras proliferavam mais de 700 mil cabeças de gado. Dessa experiência, berço do cooperativismo, que poderia ter gerado o estado guarani missioneiro, muito se pode dizer e avaliar. Contudo, um aspecto merece destaque neste Dia do Índio. Trata-se do modelo de uso da terra, do trabalho e distribuição dos resultados.

A maior parte das terras pertencia à comunidade, constituindo-se no que chamavam de Tupambaé (Tupã = Deus; mbaé = coisa ou propriedade). O que era produzido nestas áreas era de uso coletivo, para produção de sementes, abastecer os depósitos de alimentos comuns, atender aos viajantes e hóspedes, prover o sustento dos inválidos, doentes, órfãos e mulheres viúvas e, garantir a manutenção do conjunto. Já no processo conhecido como “Ambabaé” (coisa de índio), a produção era para a família que recebia sua fração de terra. Por dois dias da semana, todos, inclusive os caciques, tinham que trabalhar nas terras comuns, e nos outros quatro, se dedicavam às suas propriedades individuais.

Considerada como a “utopia da batina”, a experiência missioneira buscou atender um sonho ancestral dos guaranis: viver numa “terra sem males.” Para a cultura indígena, a idéia da usufruição coletiva faz parte de sua tradição. A terra, no seu conjunto natural, por ser considerada sua mãe, é de todos. O formato que permitia ao aldeado prover por sua subsistência sem descuidar do coletivo, dividindo a semana em tarefas comuns e particulares, foi inclementemente destruído no massacre que foi a Guerra Guaranítica.

De hábitos nômades, os indígenas passaram a viver em povoados e, mesmo que se conteste o modelo da redução jesuítica, os próprios indígenas se negaram a sair das reduções. De certa forma, tinham se associado à cultura do bem comum sem descuidar do atendimento às necessidades individuais. Foi uma história de muito trabalho, dedicação e, sobretudo, esforço coletivo de cooperação mútua que não poderia ter sido destroçada. Não estará ali, nas campinas missioneiras, um luzeiro do que poderemos reconstruir? As terra vermelhas, tingidas de sangue indígena, quem sabe, poderão nutrir uma recivilização mais justa.

sexta-feira, 16 de abril de 2010

Amazônia

Conversei bastante com a arqueóloga Hoeltz sobre a Amazônia. Ela tem trabalhado por todo o pais, mas bastante na Rondônia. Pelo seu relato a Amazônia está virando pasto para gado. Nossa geração não pode passar para a história, como assistente desse processo criminoso. Vamos nos unir em rede e criar  soluções.

quinta-feira, 15 de abril de 2010

RSC 471 e a ecologia*

O governo do Rio Grande do Sul, ainda este ano, irá disponibilizar um novo roteiro de exportação, que vai desafogar as principais rotas ao Porto Rio Grande, aproximar as pessoas, encurtar distâncias, tornar mais ágil e competitivo o processo produtivo gaúcho. Há poucos dias, em visita a RSC-471, o engenheiro Afrânio Fernandez, do Daer, de Santa Cruz do Sul, lembrou que em torno de 40 anos atrás era inaugurada a RS-386, que revolucionou o transporte sulino. A RSC-471 se insere no processo temporal de retomada da capacidade efetiva de investimento. Após quatro décadas, houve o enfrentamento dos gargalos estruturais históricos do nosso Estado, que envolve também a competitividade logística. Foi preciso sanear o Estado, para concluir e iniciar obras importantes e, sobretudo, para descerrar a cortina de um futuro promissor.

A RSC-471, além de integrar as regiões produtoras gaúchas e nacionais, agregar valor à produção, evitar desperdícios no transporte de maior percurso, oferecer melhores condições de comercialização e armazenamento, valorizar municípios com maiores dificuldades, diminuir o êxodo rural, dinamizar a economia regional, abrir novos horizontes tecnológicos e de diversificação, elevar a autoestima das comunidades, vai nos permitir um ganho ambiental.

Segundo o Daer-RS, além dos veículos de transporte de pessoas, devem se destinar diariamente ao Porto de Rio Grande, pela nova estrada, em torno de 400 caminhões. Como haverá um encurtamento equivalente a 220km, considerando ida e volta, transcrevemos o que nos responde a Dra. Patrízia Tomasi, especialista em projetos MDL (Mecanismo de Desenvolvimento Limpo), reconhecida pela ONU-UNFCCC (United Nations Framework Convention on Climate Change) e sócia e diretora técnica da Planck E (www.planck-e.com), em São Paulo: “Adotando-se a densidade do óleo diesel como 0,8kg/L e, considerando-se que a queima de 1kg de óleo diesel representa a emissão de 3,68kg de CO2, temos: 66,7L de OD (óleo diesel) consumidos por caminhão, por dia (220/3,3). Em que se considere o uso diário do caminhão, durante um ano, temos a emissão de 71,7t de CO2 por caminhão (66,7 x 2,944 x 365); vezes 400 caminhões por dia teremos uma emissão anual de 28.670t de CO2/ano.”.

Além da menor emissão de CO2, há uma diminuição no desgaste de pneus, entre outros ganhos ambientais. Portanto, mediante um projeto, execução e usufruição socioeconômica ambiental responsáveis, com os impactos controlados a partir de implantação de medidas mitigadoras e compensatórias, têm-se muito mais que uma economia de tempo de dinheiro. A RSC-471 é a nova estrada da produção e define para o Estado um marco logístico de competitividade e ganho socioambiental.

* Artigo de minha autoria publicado hoje (15/04) no jornal Gazeta do Sul, de Santa Cruz do Sul/RS

terça-feira, 13 de abril de 2010

Carta aberta as Amigas e Amigos Tucanos

Amigas e Amigos Tucanos!

É com muita alegria que iniciamos esta caminhada juntos. Uma caminhada que tem direção certa e trajeto definido: eleger Serra Presidente e reeleger a Governadora Yeda Crusius. Da mesma forma, como partido maduro e forte, temos que trabalhar para fortalecer a Câmara Federal e a Assembléia Legislativa do Estado dando governabilidade aos projetos tucanos.

O PSDB de Santa Cruz do Sul me chamou à responsabilidade de representar a região e o Estado como pré-candidato a Deputado Federal, desafio que aceitei com muita honra e vontade. Minha candidatura ou de quem quer que seja deve ser a candidatura do coletivo, do pensamento conjunto do partido e, para isso, gostaria de poder contar com todos os tucanos, tucanas e simpatizantes. Para que possamos manter um contato forte e permanente, coloco à disposição dos amigos e amigas todos os meu contatos:





Aqui firmo um compromisso: irei concorrer a Deputado Federal, em um primeiro momento como pré-candidato, com todo o gosto, muita disposição e principalmente com muita garra, respeito e ética.
                                                                                                     
Às urnas!
José Alberto Wenzel
Pré-candidato a Deputado Federal

Prevenção a eventos climáticos deverá ser tema de discussão na Consulta Popular 2010/2011

A Secretaria Extraordinária de Relações Institucionais, responsável pelo planejamento e execução da Consulta Popular, começou hoje, 12, o processo de assembleias regionais preparatórias para discutir os projetos que vão à votação no dia 23 de junho. "Devem também ser temas de debates obras e ações preventivas a eventos climáticos e catástofres naturais", conforme o secretário da pasta, Hugo Prevedello. “É muito importante que se discuta a possibilidade de incluir esse tipo de projeto na votação de 2010”, declarou. “Estamos vivenciando uma crescente sequência desse tipo de evento no nosso Estado e País. Por vezes é a seca e por vezes são as chuvas. Esse é o momento de levar essa discussão para a esfera da prevenção, equipar a Defesa Civil, treinar as força de segurança, construir diques de contenção, trabalhar formas de irrigação, urbanismo, infraestrutura, saneamento básico”, enfatizou Prevedello, durante a primeira assembleia regional preparatória que aconteceu na tarde de hoje, em Soledade, com a presença de prefeitos, vereadores, secretários municipais, sociedade civil organizada, representantes do Conselho Regional de Desenvolvimento (Coredes) do Alto da Serra do Botucaraí e dos Conselhos Municipais de Desenvolvimento (Comudes).

Para o secretário, é importante definir prioridades em relação à saúde, à educação, à segurança e à agricultura, mas é necessário também discutir medidas que revertam em prevenção à seca e às enchentes. “Prevenir ainda é o melhor remédio”, disse Prevedello. O segundo encontro será em Passo Fundo, às 19h de hoje, na UPF, no auditório do Iceg, prédio B5. Amanhã, as reuniões serão realizadas em Erechim (10h), Lagoa Vermelha (16h) e Vacaria (19h). Até o dia 10 de maio, a equipe da Comissão da Consulta Popular realizará encontros nos 28 Coredes do RS, com a missão de definir quais as demandas mais essenciais à população da região e que irão à votação.

sábado, 10 de abril de 2010

PSDB Santa Cruz define pré-candidatos

Hoje pela manhã, o PSDB de Santa Cruz do Sul esteve reunido para definir os pré-candidatos a Deputado Federal e Estadual que representarão a sigla nas eleições que se aproximam. Ficou acertado que José Alberto Wenzel irá concorrer como pré-candidato a Deputado Federal e que Neri Siqueira irá como pré-candidato da Deputado Estadual. Wenzel, que vinha trabalhando seu nome como pré-candidato ao senado, foi chamado pelos tucanos a concorrer a Deputado Federal sendo que como prefeito de Santa Cruz, Chefe da Casa Civil e Secretário Extraordinário de Relações Institucionais seu nome se fortificou na região e ganhou destaque, "temos de dar visibilidade ao projeto tucano, levar o projetos, as potencialidades e reivindicações dos Vales do Rio Pardo, Taquari e Região Central ao conhecimento do poder estadual e federal, e para isso precisamos de representantes fortes na Camara Federal e na Assembléia Legislativa", disse Cezar Chechinato coordenador do PSDB regional vale do Rio Pardo. Os nomes ainda precisam ser aprovados pelo diretório estadual do PSDB, na convenção estadual, para serem confirmados como candidatos.  Na reunião de diretório ainda foram debatidas estratégias para que Santa Cruz siga sendo destaque em números de votos depositados nos candidatos tucanos, sendo que na eleição de 2006 a Governadora Yeda Crusius e o então candidato a presidência Geraldo Alckmin venceram no primeiro e no segundo turno no município, resgistrando uma votação de destaque e com significativa vantagem sobre o segundo colocado.



sexta-feira, 9 de abril de 2010

Visita a RSC 471

Hoje estive visitando, junto com a Helena Hermany, a 471 entre Vera Cruz e Herveiras, fiquei muito satisfeito com o andamento das obras. A Governadora Yeda Crusius honra a sua palavra, até o final deste ano o trecho estará concluído. Ainda tivemos a companhia do Eng. Afrânio do DAER e almoçamos com o prefeito de Gramado Xavier Reni Giovanaz.

RSC471 o sonho de um Estado, o compromisso de um Governo. PARABÉNS! Governadora Yeda!





quarta-feira, 7 de abril de 2010

Rio de Janeiro

A terça-feira do Rio, como está sendo conhecido o desastre  climático ali ocorrido, não deverá ser novidade daqui apra a frente. As mudanças climáticas serão cada vez mais frequentes e muito mais intensas. O Rio Grande do Sul é um dos estados mais susceptíveis a estas modificações, seja na forma de  estiagens ou  temporais. Ao se aliar a intensa e concentrada chuvarada com condições geológicas do terreno, como saturação de água e alto grau de impermeabilização das porções urbanizadas temos uma bomba relógio instalada.Cito minha Santa Cruz do Sul, onde temos o Cinturão Verde, que nos protege do calor excessivo, infiltra água, capta partículas de poeira, proporciona nichos  da fauna e flora e embeleza a cidade. Cuidado !

terça-feira, 6 de abril de 2010

Consulta Popular 2010/2011 terá R$ 150 milhões e mais R$ 30 milhões de bônus

Prioridades serão escolhidas a partir de segunda, nas assembleia regionais

A Consulta Popular 2010/2011 foi lançada nesta terça-feira, dia 6, no Centro Administrativo Fernando Ferrari (Caff), pela governadora Yeda Crusius e pelo secretário interino de Relações Institucionais, Hugo Prevedello. Para este ano, o Estado reservou R$ 150 milhões, além de R$ 30 milhões de bônus aos municípios que aumentarem em 50% o número de votantes. Em 2010, a Consulta Popular acontece no dia 23 de junho e as demandas poderão ser votadas por cédulas em todas as cidades do Rio Grande do Sul e por meio da internet.

A expectativa este ano é que a participação popular chegue a 1,5 milhão de votantes, já que no ano passado o número de votantes dobrou, de 478 mil em 2008, para mais de 950 mil em 2009. O estímulo no ano passado foram os recursos destinados à edição de 2009 que foram dobrados, de R$ 50 milhões, em 2008, para R$ 100 milhões, mais bônus de R$ 15 milhões, totalizando R$ 115 milhões no exercício de 2009/2010. A governadora Yeda Crusius, em seu discurso, enfatizou que o Governo resgatou as dívidas de edições anteriores e confirmou que foram empenhados, até o momento, cerca de R$ 400 milhões às escolhas da população. "Recuperamos a confiança entre os gaúchos", comemorou.

A partir do decreto para a realização da Consulta Popular, que foi assinado na solenidade de lançamento, iniciam as Assembleias Regionais Preparatórias do processo de participação popular nos 28 Conselhos Regionais de Desenvolvimento do Rio Grande do Sul (Coredes-RS), ocasião em que serão escolhidas as demandas mais essenciais à população da região e que irão à votação em junho.

DATA HORÁRIO MUNICÍPIO COREDE Quant. Mun.


12/04/10 – 2ª feira 15:00 hs Soledade Alto Serra do Botucaraí 16

12/04/10 – 2ª feira 19:00 hs Passo Fundo Produção 23

13/04/10 – 3ª feira 10:00 hs Erechim Norte 32

13/04/10 – 3ª feira 16:00 hs Lagoa Vermelha Nordeste 19

13/04/10 – 3ª feira 19:00 hs Vacaria Campos de Cima da Serra 10

14/04/10 – 4ª feira 10:00hs São Jerônimo Centro Sul 17

14/04/10 – 4ª feira 14:00hs Santa Cruz do Sul Vale do Rio Pardo 23

14/04/10 – 4ª feira 18:00hs Cachoeira do Sul Jacuí Centro 7

15/04/10 – 5ª feira 19:00 hs Caxias do Sul Serra 31

16/04/10 – 6ª feira 10:00hs Pelotas Sul 22

16/04/10 – 6ª feira 18:00 hs Santana do Livramento Fronteira Oeste 13

19/04/10 – 2ª feira 14:00 hs Ijuí Noroeste Colonial 11

19/04/10 – 2 ª feira 18:00hs Cruz Alta Alto Jacuí 14

20/04/10 – 3ª feira 10:00 hs Santo Angelo Missões 25

20/04/10 – 3ª feira 16:00 hs Frederico Westphalen Médio Alto Uruguai 23

20/04/10 – 3ª feira 19:00 hs Palmeira das Missões Rio da Várzea 17

23/04/10 – 6ª feira 15:00 hs Osório Litoral 21

23/04/10 – 6ª feira 19:00 hs Taquara Paranhana 10

27/04/10 – 3ª feira 14:00 hs Santa Maria Central 19

27/04/10 – 3ª feira 18:00hs Santiago Vale do Jaguari 9

29/04/10 – 5ª feira 19:00 hs Três Passos Celeiro 21

30/04/10 – 6ª feira 10:00 hs Santa Rosa Fronteira Noroeste 20

04/05/10 – 3ª feira 10:00 hs Lajeado Vale do Taquari 36

05/05/10 – 4ª feira 15:00 hs Canoas Rio do Sinos 14

05/05/10 – 4ª feira 19:00 hs Gramado Hortênsias 7

06/05/10 – 5ª feira 10:00 hs Gravataí Metropolitano 10

07/05/10 – 6ª feira 10:00 hs São Sebastião do Caí Vale do Caí 19

10/05/10 – 2ª feira 18:00 hs - Campanha 7
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...